TV Onda Sul
Categoria
12/07/2017

Violência dispara em Machado, que já tem nove casos de homicídio em 2017

A escalada de violência que atinge Machado (MG) tem deixado os moradores preocupados. Só neste último fim de semana, duas pessoas foram mortas baleadas. Com isso, pelo menos nove homicídios já foram registrados na cidade neste ano.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, entre janeiro e maio de 2016, foram registradas seis tentativas de homicídio em Machado. Neste ano, no mesmo período, o número subiu para 10. Além disso, haviam sido três homicídios consumados, o mesmo número de 2017 para os cinco primeiros meses do ano.

Só que daí pra frente, a cidade teve mais crimes violentos. Foram pelo menos quatro homicídios em junho e mais dois agora no começo de julho. Ou seja, um total de nove mortes até agora, inclusive com vítimas que não teriam nenhum tipo de envolvimento com o crime.

"Esses casos, na maioria das vezes, ocorrem justamente por essa rivalidade particular dessas quadrilhas, desses grupos rivais, que tentam, de alguma forma, manter o monopólio do tráfico de drogas na cidade", diz o capitão João Elízio de Souza Júnior, da Polícia Militar.

Responsável pelas investigações de homicídios, organizações criminosas e tráfico de drogas, o delegado Juliano Lago reconhece que tanta criminalidade chama atenção em uma cidade com o porte de Machado, que tem pouco mais de 38,6 mil habitantes, mas diz que está trabalhando pra reverter a situação.

"O trabalho de investigação é moroso por natureza. E com certeza temos investigadores capacitados, escrivães capacitados para dar uma pronta resposta, uma resposta à altura para a sociedade. Infelizmente eu não posso fazer isso, como todos gostariam, que fosse de imediato. Mas essa resposta, no momento oportuno, vai ser dada", afirma Lago.

É o que esperam os moradores, que estão assustados com a violência. "É a sensação é que você está a qualquer momento esperando que alguém possa te assaltar, que alguém possa te roubar o veículo", conta o aposentado Gauter Almeida Ávila.

"Eu só saio acompanhada. E sozinha não dá para sair. Medo mesmo", diz a pensionista Luzia Marioti de Carvalho.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que dois centros socioeducativos vão ser construídos na região nos próximos dois anos, um em Alfenas (MG) e um em Lavras (MG). Já o comando da Polícia Militar informou que não existe projetos para aumentar o efetivo em Machado.

Moradores de Machado estão assustados com a violência na cidade (Foto: Reprodução EPTV)
Moradores de Machado estão assustados com a violência na cidade (Foto: Reprodução EPTV)

 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.