TV Onda Sul
Categoria
19/07/2017

Prefeitura estuda parceria público-privada para reforma de teleférico em Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas estuda uma parceria público-privada para reformar uma das atrações turísticas da cidade, o teleférico. Nesta segunda-feira (17), uma peça de acrílico caiu do bondinho e por pouco não atingiu um morador que passava pela rua. O acidente é considerado um fato isolado pela Secretaria de Turismo, mas o secretário da pasta admite que será preciso uma reforma para tornar a atração totalmente segura.

A peça de acrílico se soltou durante uma viagem e caiu no Centro de cidade, na Rua Mato Grosso. Após o incidente, um turista, que quase teria sido atingido pela peça, fez uma postagem em uma rede social alertando para o perigo.

Peça de teleférico caiu no Centro de Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Facebook)
Peça de teleférico caiu no Centro de Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Facebook)

“É uma peça de vidro, de acrílico, deve medir mais ou menos um metro e meio, de uma altura de uns 20 metros, imagino a força que isso aí teria caído na minha cabeça. Então realmente foi complicado”, conta Hélio Carneiro Júnior.

A peça quebrada foi levada para a área de manutenção do teleférico. O acrílico deve ser colocado na cabine número 19 ainda nesta terça-feira (18). Segundo os funcionários que trabalham na manutenção do teleférico, em 15 anos, foi a primeira vez que isso aconteceu.

Apesar disso, o técnico que cuida do teleférico, Mauro Paulino, está preocupado. Segundo ele, os dias de manutenção diminuíram de dois pra um por semana. “Prejudica um pouco, porque eram dois dias pra gente fazer a manutenção, e com um dia só pra você fazer um processo desse grande, de 1,5 mil metros, dificulta.”

O teleférico de Poços de Caldas foi construído em 1974. Das 26 cabines, 16 estão em funcionamento e 10 aguardam por manutenção. Para o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca de Oliveira, o teleférico precisa de reforma.

“Acredito que, para termos equipamento de 100% de qualidade, precisamos da parceria público-privada nesta questão. É fato que nós temos que redobrar a atenção, tudo é possível sim, e estou vendo que, principalmente tecnicamente, se nós continuaremos com todo o exercício do bondinho, e se tivermos que parar, por questão de segurança, iremos parar com certeza.”

O teleférico ficou fechado nesta terça-feira pra manutenção de rotina, mas de acordo com o secretário de Turismo, vai continuar a funcionar. “Foi um incidente, algo bem pontual, não devemos parar as operações no decorrer das férias.”
 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.