TV Onda Sul
Categoria
24/07/2017

Aumento de furtos e roubos preocupa moradores nas maiores cidades da região

As ocorrências de furtos e roubos têm causado preocupação a moradores das três maiores cidades do Sul de Minas. Comparando os períodos de janeiro a maio do ano passado para este, houve aumento de casos em Varginha (MG) e em Poços de Caldas (MG). Já em Pouso Alegre (MG), houve uma pequena redução.

Segundo a polícia, o crime mais comum tem sido o furto. Uma loja de Varginha tem sido alvo constante deste tipo de crime, em que o suspeito entra na loja e finge ser um cliente.

“Eles vêm experimentar os produtos, os calçados, pedem pro vendedor mais de um modelo, e acaba que numa distração do vendedor, às vezes eles vêm acompanhado com outras pessoas, e no mínimo deslize, ele sai da loja. Às vezes calçando o produto que é subtraído de furto, e acaba deixando o produto velho na empresa”, conta o comerciante Bruno Pereira Freitas.

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública mostram que em 2016, de janeiro a maio, Varginha registrou 772 furtos e Poços de Caldas, 1.041. Já neste ano, no mesmo período, o número de furtos subiu para 805 em Varginha, e em Poços de Caldas, para 1.216.

Em relação a roubos, em 2016, Varginha registrou 79 casos e Poços de Caldas, 102. Neste ano, em Varginha, o número de roubos subiu para 85 e em Poços de Caldas, aumentou para 115.

Apenas Pouso Alegre registrou queda: foram 879 furtos em 2016 e 869 em 2017, de janeiro a maio. O número de roubos também caiu conforme os números oficiais: 160 de janeiro a maio de 2016, para 125 no mesmo período de 2017.

A Polícia Militar diz que percebeu o aumento da criminalidade e que, em muitos casos, pequenos cuidados de segurança pessoal podem evitar os crimes.

"Evitar passar sozinho em locais que não sejam iluminados, evitar deixar bens à mostra, cordões de ouro, celulares. Quando estiver com celular, evitar andar mexendo nele, fones de ouvidos. Tentar prestar mais atenção na rua, se tem alguém te seguindo, se você perceber qualquer coisa estranha, ligar para a polícia, entra num local movimentado, numa loja. São coisas simples, mas que as pessoas ainda não estão seguindo”, explica o tenente Maycon Saturnino Neves.


 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.