TV Onda Sul
Categoria
28/08/2017

Um ano após incêndio, reconstrução da Casa de Chá segue sem previsão em Poços de Caldas

Há exatamente um ano, um incêndio destruiu a Casa de Chá do Recanto Japonês em Poços de Caldas (MG). O fogo, iniciado por vândalos, deixou somente cinzas do que era um dos principais atrativos turísticos do local. E apesar de projetos para a reconstrução da casa, não há previsão para para que obra seja realizada.

A Casa de Chá ficava dentro do Recanto Japonês e tinha uma arquitetura inspirada na cultura oriental, com estrutura de madeira. Após o incêndio, restou apenas a base de concreto, que ainda demarca a área.

As chamas foram iniciadas durante a madrugada do dia 28 de agosto. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas quando chegou ao local, o fogo já havia destruído a construção. Dois adultos foram presos e três menores apreendidos suspeitos de terem cometido o crime.

"Eu fui a primeira pessoa a ver a casinha queimada no outro dia. Foi horrível, muito triste ver como ela ficou depois do incêndio", conta a servidora Márcia Aparecida da Cruz, que trabalha há 12 anos na conservação do Recanto Japonês.

Além de Márcia, outras duas pessoas trabalham no local. Ela conta que a rotina continua a mesma, com o recanto aberto para visitação e a manutenção sendo realizada em toda a área, mas claro, sem a casa.

"Os turistas sentem falta dela. A gente trabalha em três e a primeira impressão é que está abandonado, mas não. Eu falo que a gente continua com a mesma manutenção de sempre", ressalta Márcia.

Após incêndio, restou apenas a base de concreto da Casa de Chá no Recanto Japonês (Foto: Lara Silva)
Após incêndio, restou apenas a base de concreto da Casa de Chá no Recanto Japonês (Foto: Lara Silva)

Reconstrução

Segundo o secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Fonseca Oliveira, a casa deve ser reconstruída e um arquiteto especializado visitou o local em abril deste ano, mas a prefeitura ainda aguarda um orçamento.

"Nós tivemos a visita de um arquiteto japonês e ele vai prever o orçamento de todo o projeto da reconstrução da Casa de Chá. Ele está com dificuldade de como mandar isso para o Brasil através de contâiner, então ele está buscando orçamento para mandar o custo pra gente", afirma Oliveira.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura está fechando uma parceria com o Instituto Bunkyo, de São Paulo, especializado na cultura japonesa, para que a obra, além de arquitetura, tenha um laço cultural com o Japão. Mas ainda não é possível dizer quando o projeto deve sair do papel.

"Não tem previsão porque não tem números ainda. Não tenho noção ainda do custo. Já era pra ter mandado, mas ainda não conseguiu orçamento para trazer do Japão para cá. A gente precisa deste orçamento na mão para tomar uma atitude", conclui o secretário.

Recanto Japonês continua recebendo turistas em Poços de Caldas (Foto: Lara Silva)
Recanto Japonês continua recebendo turistas em Poços de Caldas (Foto: Lara Silva)

 


 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.