TV Onda Sul
Categoria
21/09/2017

CEI da Copasa apura prestação de serviço em Carmo do Rio Claro

Os vereadores membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores, que está fiscalizando a prestação do serviço e o cumprimento do contrato firmado entre Prefeitura e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para proceder com o tratamento de esgoto da cidade, solicitaram a prorrogação do prazo para entrega dos trabalhos.

Um dos motivos é a audiência pública que será realizada pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Carmo do Rio Claro, no dia 9 de outubro, para falar sobre a alta tarifa de esgoto cobrada pela Copasa no município. Para os vereadores, é importante inserir os andamentos desta audiência no resultado final da CEI já que o principal motivo desta Comissão é conseguir um preço justo pelo tratamento de esgoto na cidade.

A Comissão de Inquérito é formada pelos vereadores Filipe Carielo, João Paulo Castro Ferreira e Angela Vitor. Eles vêm analisando documentos e, no final de agosto, dirigiram-se aos locais em que o esgoto da cidade vem sendo lançado diretamente nos córregos. Na oportunidade, foram acompanhados pelo Presidente da Câmara Juliano Alves da Silva, o Pão de Queijo.

No córrego que ladeia a Rua Irmão Natal Lise, foram vistoriados três pontos: próximo à esquina, em frente à Praça Argentino R. de Oliveira; na Chácara São José, local em que a canalização do córrego termina, e aos fundos do Bar do Maurício. O senhor Maurício, além de possuir o estabelecimento também reside nessa rua. Ele tem seu esgoto lançado direto no córrego e por isso não paga pelo tratamento.

Nos pontos supracitados, os vereadores verificaram que a tubulação dos esgotos das casas passa ao lado da rede coletora da Copasa, mas a Companhia não fez a ligação.

Em seguida, deslocaram-se para o córrego localizado no Bairro Jacuba e próximo a uma residência deparam-se com mau cheiro intenso e verificaram que a quantidade de dejetos despejados nessa parte do córrego é grande. Os vereadores encontraram, inclusive, um cachorro morto na água e animais pastando nos arredores deste córrego que tem dejetos lançados in natura na água.

Os vereadores também estiveram na ponte que liga o Acampamento ao Bairro São Benedito, no
início da Estrada Boiadeira onde o mau cheiro também é fortíssimo.

Eles ainda vistoriaram um ponto no bairro Acampamento, na Rua Mª Lúcia de Carvalho, nº 243, fundos da residência da Senhora Mª Julia de Oliveira e outro no córrego localizado aos fundos da residência do Senhor Agnelo, em frente a rotatória da avenida principal da cidade.

A comissão e o presidente da Câmara também estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) onde acompanharam todo o processo de tratamento. Eles foram acompanhados pelo encarregado de Sistemas da Copasa em Carmo do Rio Claro, Edvar José da Silva, e pelos funcionários da empresa do Distrito de São Sebastião do Paraíso, o engenheiro de produção e operação Marlon César de Aguiar e o químico em produção Denilson Dias de Oliveira.

Com a aprovação do Projeto de Resolução n° 011/2017 que dispõe sobre a prorrogação do prazo da Comissão Especial de Inquérito, a CEI tem mais 90 dias para finalizar o trabalho e apresentar os resultados.

CEI da Copasa apura prestação de serviço em Carmo do Rio Claro
CEI da Copasa apura prestação de serviço em Carmo do Rio Claro

 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.