TV Onda Sul
Categoria
21/09/2017

Homem é multado por incêndio em Passos

Um homem foi preso pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMamb) na tarde da última terça-feira, 19, em Passos, após causar um incêndio florestal que atingiu cerca de 70 hectares de pastagens, vegetação nativa, florestas e área de preservação permanente. Além de responder criminalmente, o serviços gerais A.R.S., 28 anos, ainda terá de arcar com uma multa administrativa de quase R$ 90 mil por conta dos prejuízos ambientais causados.

“Na verdade essa multa é calculada de acordo com a área afetada, mas o prejuízo ambiental mesmo é incalculável. Com esse clima seco e a baixa umidade do ar, o fogo acaba destruindo tudo com muita facilidade, queima árvores de grande porte, atinge nascentes, prejudica a fauna silvestre… Isso sem contar que é prejudicial ao homem do campo e até à população urbana, pois causa danos materiais, polui o ar, polui visualmente, traz riscos à saúde das pessoas e muito outros malefícios”, comentou o tenente Wanderley Vilela Garcia, comandante do 3º Pelotão da PMamb em Passos.

O fogo teria começado por volta das 15h, em uma fazenda às margens da rodovia MG-050, no sentido à Furnas, distante cerca de cinco quilômetro da cidade. Segundo informou o militar do meio ambiente, A.R.S. teria feito uma pequena fogueira próximo a uma palhada de milho para queimar alguns fios de cobre, quando o fogo começou a se alastrar e fugiu do seu controle. O incêndio rapidamente se alastrou, invadindo outras propriedades e atingindo uma área de aproximadamente 70 hectares.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da brigada de incêndio da usina Itaiquara estiveram no local e, após muito trabalho, com o apoio de fazendeiros próximos, conseguiram apagar o fogo, evitando assim que o prejuízo fosse ainda maior. Por pouco o fogo não atingiu o canavial da usina e também um depósito de carvão que fica naquelas imediações.

Homem é multado por incêndio em Passos
Homem é multado por incêndio em Passos

Alerta

Ainda conforme o tenente Garcia, o suspeito assumiu a autoria do incêndio, dizendo que não conseguiu apagar o fogo. Todo esse prejuízo teria sido causado por conta de aproximadamente 300 gramas de cobre que ele tentava derreter o plástico.

“Infelizmente isso acaba servindo de alerta. Quero até reforçar aqui a orientação para que as pessoas não tentem fazer essas pequenas queimadas, principalmente neste período de seca. A população tem de se conscientizar que não deve usar o fogo para queimar o lixo, limpar lotes na área urbana ou rural, colocar qualquer tipo de fogo próximo às pastagens e locais de erradicação de lavouras. O risco de provocar um incêndio de grandes proporções e incontrolável é muito grande”, frisou o comandante do pelotão ambiental de Passos.

Garcia lembrou ainda que este tipo de queimada pode até ser permitido, mas tem que ter a autorização dos órgãos ambientais competentes e seguir uma série de normas de segurança.

Prisão

O serviços gerais A.R.S. recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil, onde foi ouvido pelo pelo delegado de plantão e liberado para responder em liberdade, uma vez que se trata de crime com pena de reclusão de até quatro anos. Ele recebeu duas multas administrativas que totalizaram R$ 89.708,70 e ainda pode ser multado criminalmente, além de responder a possíveis processos de danos materiais.
 

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.