TV Onda Sul
Categoria
09/10/2017

Em São Sebastião do Paraíso Santa Casa usa polvo de crochê como terapia

O que poderia ser apenas um brinquedo ou objeto de decoração tem funções muito mais valiosas do que se pode imaginar. Polvos feitos de crochê estão sendo utilizados no tratamento de bebês prematuros internados na UTI neonatal e pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

A técnica simples dos polvos que dividem as incubadoras com os bebês faz parte de um projeto que começou na Dinamarca e está se espalhando pelo mundo. Em São Sebastião do Paraíso ele foi implantado há aproximadamente seis meses, por intermédio da sugestão de uma mãe que teve seu filho internado em outro município onde os polvinhos eram utilizados para fins terapêuticos. Ela gostou da iniciativa e sugeriu para a coordenadora da enfermagem da UTI neonatal, Ana Paula Silva Maia, que foi em busca de informações para implantar o projeto no Hospital.

De acordo com a profissional, o polvo acalma o bebê, “reduzindo sua frequência cardíaca e respiratória, e ajudando no ganho de peso. Para o recém-nascido prematuro, os tentáculos do animal se parecem com o cordão umbilical. A ideia é que o polvo lembre o útero materno”, explicou Ana Paula.

Os polvos são feitos de crochê, com linhas 100% algodão, com pernas de 22 centímetros que lembram cordão umbilical e um material siliconado antialérgico para recheio da cabeça. A mão de obra fica por conta de voluntárias que doam seu tempo e trabalho para confeccionar as peças. As linhas são doadas pelos funcionários e médicos da ala infantil. Antes de serem entregues aos recém-nascidos, os polvinhos são lavados e esterilizados para evitar qualquer tipo de contaminação.

“Ao abraçarem os polvos, os recém-nascidos se lembram do conforto e do aconchego do útero materno. Com essa lembrança especial proporcionada, eles se sentem mais calmos e seguros para continuarem na UTI-NEO até se recuperarem completamente. É um carinho com benefícios visíveis. A gente olha na incubadora e não vê só aquela criança cheia de tudo e aparelho. Tem sempre um companheirinho dentro do berço e na hora em que eles têm alta, levam o amiguinho junto para casa”, explicou a enfermeira coordenadora.

Para que o projeto possa ser contínuo, os funcionários da UTI neonatal se mobilizam para conseguir doações de linhas e voluntários para a confecção dos polvos. Os interessados em colaborar podem procurar pelo Serviço Social da Santa Casa ou diretamente na UTI neonatal.

Em São Sebastião do Paraíso Santa Casa usa polvo de crochê como terapia
Em São Sebastião do Paraíso Santa Casa usa polvo de crochê como terapia

Via FolhadaManhã

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.