A Vigilância Epidemiológica de Areado está realizando diversas ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Zika e da chikungunya.
Os trabalhos foram realizados nesta terça-feira no bairro Jardim Palmieri, local onde teve o primeiro caso suspeito de dengue no munícipio. Lembrando que o fumacê só é realizado em locais onde a caso suspeitas da doença
Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito Aedes aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc.
Como evitar a proliferação do mosquito
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Via AreadoNoticias