TV Onda Sul
Categoria
24/10/2017

Região consta na lista de fazendas com trabalho escravo

A cidade de Ibiraci tem o maior número de patrões que figuram na lista do Ministério Público Federal com trabalhadores análogos à escravidão na região. Bom Jesus da Penha e Conceição da Aparecida também aparecem com fazendas que mantinham em 2014, 2015 e 2016 profissionais em situação incompatível com o permitido pela legislação trabalhista. O assunto voltou à tona na semana passada por conta de uma portaria que altera regras do combate ao trabalho escravo.

De acordo com a lista, o produtor Ademir Andrade de Oliveira, da cidade de Ibiraci, mantinha em 2014, pelo menos 11 escravos, na Fazenda Santa Helena e Chácara e Chácara Vargem Bonita. O também fazendeiro Kasser Wadih Dib, do mesmo município empregava em situação de escravidão 33 pessoas na Fazenda Boa Vista, no ano de 2014. Ainda em Ibiraci, o produtor João Carlos Buranelli, contava com 13 pessoas na Fazenda Santa Bárbara- Chácara Vargem Bonita, no ano de 2014.

Um caso tido como bastante grave, pela quantidade de pessoas e também por ser pai de um deputado estadual, trata-se do empregador Emidio Alves Madeira, de Bom Jesus da Penha, que mantinha 60 escravos na Fazenda Santa Efigênia, em processo datado de 2015. E ainda outras 14 pessoas nas fazendas Boa Vista e Cafundó, no ano de 2016. Total de 74 trabalhadores.
Já em Conceição da Aparecida, o produtor rural Rovilso Aparecida Ferreira, mantinha nas mesmas condições análogas à escravidão, 16 pessoas na Fazenda das Palmeiras, no ano de 2016.

Emidio

Em nota, o advogado da Fazenda Santa Efigênia, André Fróes de Aguilar, informou na tarde desta segunda-feira, 23, que a propriedade não pratica e nunca praticou qualquer forma de trabalho escravo.

“Reiteramos que a fazenda aplica a legislação trabalhista em sua integralidade, respeitando todos os direitos de seus empregados. No entanto, informamos que a Fazenda Santa Efigênia, de propriedade de Emidio Alves Madeira, foi alvo de injustas acusações e discute judicialmente a questão”, relatou o advogado.

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.