TV Onda Sul
Categoria
27/10/2017

Esgoto jogado no Lago de Furnas preocupa moradores em Alfenas, MG

Pescadores e turistas têm ficado cada vez mais preocupados com a sujeira que está sendo jogada no Lago de Furnas. Eles afirmam que o cano que traz os resíduos da estação de tratamento de esgoto da Copasa joga toda a sujeira para dentro do reservatório em Alfenas (MG). A estação fica a cerca de 3 km do local onde a água suja é jogada.

A preocupação é maior porque o lago está com o nível baixo, com apenas 13,88% da capacidade útil. Os moradores contam que a taxa de tratamento de esgoto cobrada pela empresa é de 92% em cima do valor da conta, mas que o serviço não é feito como deveria.

"A gente vê a tonalidade da água mais escura e sente o cheiro forte. Inclusive eu já tive a oportunidade de comer o peixe que a gente pega nessa região e até o gosto do pescado é diferente", diz o representante da Associação dos Pescadores de Furnas, Claudionor Jacinto.

Comerciantes, turistas e moradores reclamam dos riscos que a poluição podem representar para o lago. Eles pretendem fazer um abaixo-assinado para suspender a cobrança pelo esgoto tratado na cidade.

"A Copasa está cometendo dois crimes. Um é de cobrar e não tratar. O outro é de estar poluindo a natureza da forma que ela está fazendo", reclama o comerciante Ronaldo de Souza Melo.

Por meio de nota, a Copasa afirmou que todo o esgoto lançado no Lago de Furnas é tratado em uma de suas estações.

Esgoto jogado na água preocupa moradores em Alfenas, MG (Foto: Reprodução / EPTV)
Esgoto jogado na água preocupa moradores em Alfenas, MG (Foto: Reprodução / EPTV)

 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.