TV Onda Sul
Categoria
06/11/2017

Passos é a segunda cidade do sul e sudoeste mineiro com maior índice de roubos

Dados divulgados recentemente pela Secretaria de Defesa Social (SEDS) apontam que Passos é a segunda cidade do sul e sudoeste mineiro com maior índice de roubos, ficando atrás apenas de Alfenas. Entre janeiro e agosto deste ano, Passos obteve uma média mensal de 34,84 crimes desta natureza para cada 100 mil habitantes. Em números exatos foram 319 casos, uma média de quase 40 ocorrências por mês.

Apesar de preocupante, o índice obtido em Passos nos oito primeiros meses do ano ainda é cerca de 25% abaixo que a média estadual, que é de 46,48 roubos para cada grupo de 100 mil habitantes. No entanto, se fecharmos a pesquisa apenas à região sudoeste, o índice é bem inferior - de apenas 15,98. O município também supera, consideravelmente, os números obtidos pelas três maiores cidades do sul de minas. Poços de Caldas obteve índice de 14,08, Pouso Alegre 16,57 e Varginha 14,33.

De positivo para a cidade, os números apresentados no portal da SEDS mostram que Passos teve uma redução em torno de 8%, se comparado ao mesmo período de 2016. No ano passado foram 347 roubos de janeiro a agosto, contra 319 de 2017.

E a redução pode ser ainda maior, segundo o comandante da 77ª Companhia da Polícia Militar, tenente Thiago Henrique Salgado, se comparamos também os últimos dois meses. Os números apresentados pelo oficial mostram que em setembro e outubro deste ano foram registrados 24 e 19 ocorrências de roubos respectivamente, contra 45 e 44 de 2016. Somados os dois meses, a queda fica na casa dos 17% de um ano para outro.

“Se compararmos de agosto a outubro, veremos uma redução muito grande no número de roubos aqui na cidade. Estamos pegando uma redução da criminalidade aqui, tendo em vista e atuação do Ministério Público, a atuação da Polícia Militar nas operações pontuais e projetos voltados para combater o crime contra o patrimônio, o trabalho da Polícia Civil, do Judiciário... E é bom frisar que agora, no mês de novembro, estará sendo implementada a Casa do Menor em Passos e em dezembro nós teremos a Operação Natalina, com reforço de 45 soldados alunos que estarão atuando na região comercial de Passos. Então a tendência esse ano é reduzir bem a criminalidade violenta”, relatou o tenente.

Baseado apenas nos números divulgado pela SEDS, o delegado Danilo Gustavo, titular da Delegacia de Roubos de Passos, discorda um pouco e diz que 8% de redução ao ano ainda não é motivo para se comemorar. Segundo ele, o número é muito pequeno e trata-se apenas de uma oscilação normal, que poderia ser para mais ou para menos.

O portal da SEDS mostra ainda que outras cidades maiores da região, como São Sebastião do Paraíso e Piumhi, tiveram índice de 20,91 e 3,98 roubos para cada 100 mil habitantes respectivamente. Em 2017 Paraíso teve 118 roubos até o dia 31 de agosto e Piumhi registrou apenas 11 casos.

Para delegado, problema em Passos é social

Para o delegado Danilo Gustavo, falta de estrutura em questão social é o maior problema de Passos atualmente e o que mais contribui para o elevado número de roubos e crimes violentos.
“Pela experiência que tenho de outros lugares por onde passei, acredito que a questão é mais social. Aqui falta opção de lazer, falta emprego, falta opção principalmente para os jovens. A molecada aqui é ociosa, desocupada. Se a gente compara essa questão com outros municípios você vê que a disparidade é muito grande. Aqui cada dia que passa mais pessoas estão se envolvendo com a criminalidade”, frisou o delegado, que é oriundo do interior paulista e já trabalhou em outras cidades mineiras.

Danilo disse ainda que, devido ao elevado número de crimes, Passos e Alfenas são as cidades mais preocupantes da região. Ele lembra que Poços de Caldas e Pouso Alegre, que são cidades bem maiores e tem muitas empresas, poderiam atrair muito mais a atenção de criminosos, mas isso não acontece justamente por serem cidades bem estruturadas e com menos problemas sociais. Para ele, a posição geográfica ou a região onde Passos se situa não interfere em nada nesta questão da criminalidade violenta. “A cidade, a região em si é muito boa”, completou.

Outro problema apontado pelo delegado é a falta de estrutura para se internar menores infratores na cidade. Desde o último mês de setembro, o Presídio de Passos não estão mais permitindo a internação provisória de adolescentes em suas instalações.

“Se não resolver logo esta questão da Casa do Menor, a tendência é impactar mais. Os moleques já estão chegando aqui (na delegacia), sabendo que não ficarão presos”, concluiu Danilo.

Trabalho intensificado da PM vem surtindo resultados

O tenente Thiago Henrique Salgado, comandante da 77ª Companhia da Polícia Militar, lembra que a corporação, em conjunto com outros órgão de defesa social, vem trabalhando incansavelmente na luta contra a criminalidade violenta no município. Ele lembra que operações e ações pontuais e estratégicas por parta da Polícia Militar já vem surtindo excelentes resultados.

“Nós tivemos ai uma redução de 45% do número de roubos no mês de setembro e uma redução de mais 50% em outubro. Estamos vindo de uma redução significativa de agosto a outubro e isso só foi possível graças as operações pontuais e a retirada de circulação de muitos vagabundos que nós fizemos aqui. O que nós temos feito? Tentamos identificar todos os autores de roubo, com operações pontuais junto com a PC e MP. Colocamos viaturas de reforço nos horários que a gente entende que é de maior incidência de criminalidade violenta. Foi feito um estudo para entender qual era a faixa de horário e os locais que mais aconteciam estes crimes. A gente tem esses dados estatísticos disso, não jogamos o policiamento aleatoriamente”, frisou o militar.

Salgado lembra que outros projetos lançados pela PM, como o “Celular Seguro”, também teve um resultado positivo na cidade. A colocação de viaturas onde acontece o tráfico de drogas na cidade, para esses produtos que eram roubados e furtados não virassem moeda de troca, no caso do Novo Horizonte e Rocinha. “Fizemos operações e várias ações que ajudaram na redução desses índices, então nós estamos caminhando com patamar de criminalidade bem baixo, de acordo com o padrão de uma cidade que comporta essa quantidade de crimes violentos, mensalmente”, completou.

Para o tenente, índices menores em cidades como Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha, têm muito haver com a estrutura policial e de outras forças da defesa social na cidade.

“Esses três municípios são sedes de regiões da PM. Então você tem o aumento no efetivo. Em Poços por exemplo, lá você tem a companhia de missões especiais, que também faz parte do policiamento, uma companhia de Meio Ambiente e trânsito, tem um fluxo maior de policiais militares. É como se tivéssemos 4 unidades do 12º Batalhão aqui”, disse ele, lembrando que nessas cidades ainda existem outras forças policiais como a Polícia Federal.

Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.