Popularmente conhecida como “Ventania” ou em seus primórdios como São Sebastião da Ventania, Alpinópolis comemora neste mês de dezembro 79 anos de emancipação. A cidade ponto de referência por seu turismo religioso, Monte das Oliveiras, serras verdes e população receptiva, possui aproximadamente 22 mil habitantes e economia diversificada como cafeicultura, gado e milho.
Tem em seu currículo notórios alpinopolenses, como o dramaturgo Zé Vicente, autor de peças de teatro como “Hoje é dia de Rock” e “O Assalto”; o desembargador Ranulfo de Melo Freire; José Iglair Lopes, idealizador do Monte das Oliveiras; Baltazar Vicente, capitão do terno de congo verde e amarelo; Hélio Ferreira Lopes, médico; Lourdinha Patrocínio, missionária, dentre vários outros que engrandeceram e continuam levando o nome da cidade para o mundo.
Para celebrar o passado, presente e lançar boas vindas ao futuro a prefeitura municipal juntamente com o departamento de educação e cultura trouxe a cidade a tradicional “Chegada do Papai Noel” no dia 7, que foi acompanhada por inúmeras crianças e famílias.
O desfile “A Magia do Natal em Alpinópolis”, organizado pelo departamento de educação e cultura em parceria com a direção das escolas do município foi realizado durante a tarde de sábado, 09. Um show em comemoração ao “Dia do Evangélico” com PG e Banda, foi feito na praça da Matriz, durante a noite.
De acordo com Maria das Dores Vilela, diretora do departamento municipal de educação e cultura, a escolha das atrações é essencial para que a comemoração do aniversário da cidade o clima natalino traga a tona o espírito da família “Quando chega o natal, sai todo mundo de casa, todo mundo participa, as famílias estão participando. Todo mundo entra na magia, é bem positivo”.
Dando continuidade às festividades serão inauguradas no dia 16, às 8h, a Escola Municipal “Mariana Cândida de Ávila, no bairro rural Prata e às 10h, a Escola Municipal “Stella da Silva”, no bairro Vila Betânia.
As comemorações serão encerradas no dia que oficializa a emancipação da cidade, 17 de dezembro. Ás 21h, no parque de exposições, o padre Alessandro Campos fará um show de encerramento a comemoração dos 79 anos de emancipação.
Via Folhadamanha