TV Onda Sul
Categoria
20/12/2017

Secretaria abre processo para apurar expulsão de aluno carregado para fora da sala de aula em Paraíso

A Secretaria Estadual de Educação abriu um processo administrativo para apurar a forma como um aluno foi expulso de uma sala de aula, em São Sebastião do Paraíso (MG). O caso aconteceu em setembro, mas só agora as imagens do menino sendo retirado da sala foram divulgadas.

Cerca de 35 alunos participavam da aula de matemática. No vídeo, sem áudio, o professor parece debater com um aluno, que está no canto esquerdo da tela. Ele junta o material do adolescente e coloca tudo na mochila. É aí que o menino de 14 anos aparece sendo retirado da sala. O professor pega o estudante no colo e o coloca para fora.

"Eu estava sendo provocado, provocado e provocado pelo aluno, eu retirei esse menino de sala de aula, sem nenhum vínculo de agressão a esse menino", disse o professor Marcelo Morais.

O fato aconteceu em uma escola estadual no dia 22 de setembro deste ano. Na ocasião, a mãe foi até a delegacia e registrou um boletim de ocorrência. Desde então, professor e aluno continuaram frequentando a escola, mas o adolescente trocou de sala. A forma como o aluno foi retirado da aula voltou a ganhar repercussão com as novas imagens divulgadas.

Na última sexta-feira (15), a abertura de um processo administrativo foi publicada no Diário Oficial da União.

"Para apurar o que houve e principalmente, proporcionar ao professor envolvido no caso a sua ampla defesa", disse o diretor da Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, Alípio Mumic.

Marcelo Morais, que também é presidente da câmara, já responde a um processo judicial. A família do adolescente pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais.

"A família entende que a criança sofreu algum problema de ordem psicológica, eles têm esse entendimento", disse a advogada da família, Henriette Brigagão.

Um adolescente que estava na sala de aula no dia em que tudo aconteceu, diz que o colega teria provocado o professor. "Estava brincando o tempo todo, conversando e rindo, aí o Marcelo pediu várias vezes para ele parar de conversar, de rir, brincar lá", disse o aluno.

As imagens internas da escola vão passar por perícia. "O requerido já foi intimado para apresentar contestação, nós estamos aguardando, provavelmente o judiciário vai marcar uma audiência de tentativa de conciliação", disse a advogada.

"Se ficar consumado que eu tenha que responder por isso, que responda, exonere o meu cargo, paro de dar aula, não tenho problema nenhum, o que eu não vou deixar é que eu saia de casa para dar aula e não consiga dar aula, esse é o meu ponto de vista", completou o professor.

Secretaria apura caso de aluno que foi tirado de sala de aula em São Sebastião do Paraíso (Foto: Reprodução EPTV)
Secretaria apura caso de aluno que foi tirado de sala de aula em São Sebastião do Paraíso (Foto: Reprodução EPTV)
Caso aconteceu em escola de São Sebastião do Paraíso (MG) (Foto: Reprodução EPTV)
Caso aconteceu em escola de São Sebastião do Paraíso (MG) (Foto: Reprodução EPTV)

 


Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.