TV Onda Sul
Categoria
28/12/2017

Eleição do Conselho de Saúde não tem quórum em Passos

Mais um capítulo da eleição do Conselho Municipal da Saúde de Passos foi protagonizado nesta quarta-feira, 27, com direito até segurança policial convocada pela Comissão Eleitoral de Renovação da Mesa Diretora para o biênio 2018-2020, para preservar o direito de correr tudo bem. A comissão havia convocado os conselheiros para a votação que teve início às 13h30, porém, não houve a quantidade de votantes necessária para a primeira convocação.

A segunda convocação, meia hora depois foi realizada, mas também não havia membros suficientes de metade mais um para finalizar o pleito. Encerrada às 16h, com apenas 7 dos 9 conselheiros necessários a votação ficou pré-determinada, conforme regimento, para sete dias úteis, dia 8 de janeiro.

Em outra cena da novela que se transformou a eleição, a atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Vaz Lopes, se reunia com 10 dos 40 membros do CMS para deliberações de questões ordinárias do conselho. De acordo com Ângela Vaz, o conselho deliberou pela suspensão dos trabalhos até o retorno do recesso forense. E para a presidente, sem sua presença para abrir os trabalhos da mesa de votação da eleição do conselho, o pleito não tem qualquer validade legal.

Na outra ponta da cena, a presidente da Comissão Eleitoral, Vanessa Luzia Queiroz Silva, explicou que a comissão está de acordo com a legislação e não há qualquer impeditivo para a realização. “Está tudo registrado em ata, foi realizada plenária dando poderes à Comissão Eleitoral, estamos seguindo o regimento eleitoral. Agora fica agendada outra eleição para o próximo dia 8 de janeiro”, disse durante o período eleitoral, na Casa dos Conselhos.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 40 conselheiros, dos quais estiveram presentes e aptos a votar Ângela Andrade Piantino, suplente, Sebastião Leandro Fonseca, gestor, João Batista da Silva Junior, gestor, Elexandra Helena Bernardes, gestor, Paulo César Soares, trabalhador, Rosilane Luiza Fagundes, usuária, e Tereza Maria de Oliveira, usuária.

“Faltaram dois membros para que a votação fosse completa. Agora começa o processo de votação novamente. Vamos convocar para o dia 8”, finalizou Vanessa Queiroz.

Eleição do Conselho de Saúde não tem quórum.
Eleição do Conselho de Saúde não tem quórum.

 


Via Folhadamanha

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.