TV Onda Sul
Categoria
12/05/2017

Detentos instalam aquecedores em celas em projeto no Presídio de Alfenas

Detentos do presídio de Alfenas (MG) participaram de um projeto para aprender a instalar aquecedores solares. Além de aprender a técnica, que pode se tornar mais uma chance de reinserção na sociedade com uma profissão, eles fizeram a instalação do equipamento no próprio presídio, e agora, também podem usufruir da água que se mantém aquecida durante todo o dia.

Durante quatro semanas, 19 detentos e dois agentes penitenciários trabalharam na instalação dos aquecedores solares no Presídio de Alfenas. O projeto foi criado pela Associação Mineira de Educação Continuada e aprovado pela Vara de Execução Penal do município.

“A juíza de execução escolheu o projeto de aquecimento solar pensando no clima frio da região, na questão de economia de água e na questão da humanização da pena”, explica Anelise Santiago de Mendonça, diretora geral do presídio.

No total, foram instalados 22 aquecedores, um em cada cela. Cada caixa tem capacidade para mil litros de água. Segundo os detentos, que agora são técnicos projetistas em sistema de aquecedor solar, a água sai fria de uma caixa, e ao passar por uma placa, chega às celas na temperatura de até 60° C. A temperatura permanece até por volta de uma hora da manhã.

Detentos instalam aquecedores em celas em projeto no Presídio de Alfenas
Detentos instalam aquecedores em celas em projeto no Presídio de Alfenas

 

Via G1/Suldeminas


 

© 2021 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.