TV Onda Sul
Categoria
22/05/2017

Patriarca da família dona da JBS é de Alfenas

O empresário Joesley Batista, que preside a holding J&F, controladora da empresa JBS (dona das marcas Friboi e Seara), surgiu no decorrer dessa semana como o pivô de um caso que abalou o centro do poder em Brasília (DF). Ele é o delator, em um acordo assinado com a Procuradoria-Geral da República (PGR), de um caso de corrupção que afastou Aécio Neves do Senado e da presidência do PSDB e pode ocasionar ainda a queda do presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Mas o que pouca gente sabia é que a família Batista tem origem em Alfenas. O patriarca, pai de Joesley, é José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro. Ele deixou o distrito Barranco Alto, aos 12 anos, na década de 40 para acompanhar o pai rumo a Anápolis, em Goiás.

Em 1953, junto com um irmão, Zé Mineiro – que comprava e vendia gado – resolveu montar um pequeno açougue e abater gados num pequeno matadouro da Prefeitura de Anápolis. A carne era revendida para outros açougues. O irmão viajava para comprar o gado e o pai de Joesley cuidava do abate e da distribuição. Em pouco tempo, tornou-se o principal fornecedor da região de Anápolis. Foi nessa época que José Batista Sobrinho ganhou o apelido de Zé Mineiro.

Em 1957, quatro anos depois de iniciar o pequeno negócio, a família Batista, atraída por incentivos fiscais, se mudou para o canteiro de obras em Brasília (DF). Lá, passou a fornecer carnes para refeitórios das grandes companhias envolvidas na construção da capital federal. Depois disso, na década de 60, a empresa passou a adquirir frigoríficos, tornando sua atuação nacional. Com o tempo, a Casa de Carnes Mineira se transformou na JBS, líder mundial em carnes.

A família ainda tem parentes em Alfenas, entre eles um comerciante do ramo de tintas da cidade. O advogado e empresário Joselito de Souza (Lito) disse que a família não perdeu contato com a cidade e, em uma das visitas, Joesley esteve no Carnalfenas, onde o conheceu. Nas redes sociais, brincou: “Os filhos do Sr. Zé do Barranco Alto colocaram mais fogo na República”.

Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada em 2012, mostrou que Zé Mineiro sempre acompanhou “de perto” os negócios da JBS, empresa que leva as iniciais dele. Em 1969, comprou o primeiro frigorífico com o selo de inspeção federal (SIF) no interior de Goiás (em Formosa), o que ainda não era exigido. “Daí pra frente a coisa foi acontecendo. A meninada cresceu e foi tomando conta”, disse em reportagem à Folha em 2012.

Zé Mineiro, fundador da Friboi, com os filhos Joesley e Wesley (Foto: JBS/Divulgação)
Zé Mineiro, fundador da Friboi, com os filhos Joesley e Wesley (Foto: JBS/Divulgação)

 

Via AlfenasHoje


 

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.