TV Onda Sul
Categoria
26/05/2017

Com baixa procura, vacinação contra a gripe continua em cidades do Sul de Minas

A baixa procura pela vacina contra a gripe fez com o que Ministério da Saúde anunciasse na noite desta quinta-feira (25) a prorrogação da campanha em todo o Sul de Minas para até 9 de junho. A distribuição gratuita da vacina nos postos de saúde terminaria nesta sexta-feira (26) e a meta era alcançar 90% do público alvo. No Sul de Minas, pouco mais de 350 mil pessoas foram imunizadas em um mês de mobilização- o equivalente a 70,5% da população com direito à gratuidade.

Neste ano, recebem a dose gratuita pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade. A vacinação ainda é voltada para trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados e população privada de liberdade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as crianças são o público que menos foi aos postos se vacinar no Sul de Minas. Em média, apenas metade dos menores de 5 anos receberam as doses de combate ao vírus influeza. Entre as maiores cidades da região, Passos (MG) é a que tem a procura mais baixa nessa faixa etária: o número de vacinados corresponde a 22,32% desse público na cidade.

Para ampliar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde de Passos organizou equipes especiais para vacinação de adultos no período 8h30 às 16h em sete unidades: USF Novo Horizonte, USF Bela Vista II, USF São Francisco, USF Penha 1, USF Penha II, USF Planalto, USF Nossa Senhora das Graças. Um ponto extra, também para vacinação somente de adultos, foi instalado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na Rua da Imprensa, 195.

Na cidade de Pouso Alegre (MG), onde 44,07% das crianças foram vacinadas até quinta-feira, a Secretaria de Saúde reforçou a campanha nas escolas.

Considerando as quatros regionais de saúde em que a região está dividida, Passos, Pouso Alegre (MG), Alfenas (MG) e Varginha (MG), a de Alfenas, que engloba 26 municípios, é a que teve melhor desempenho na aplicação da vacina até a tarde desta quinta-feira, com o atendimento de 72,91% dos moradores.

Relatório divulgado na última quarta-feira (24) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais aponta que, desde janeiro, Minas Gerais registrou 57 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causados pelo vírus da influenza desde janeiro. Desse grupo, nove pessoas morreram.
 

Via G1/Suldeminas

© 2024 TV Onda Sul - Todos os direitos reservados.